Índice
ToggleÉ fundamental identificar o motivo da queda de faturamento, analisar o que está contribuindo para essa queda e descobrir como retificar a situação. Vamos ver como fazer isso!
A queda de faturamento é um problema que pode ocorrer principalmente em tempos de crise financeira, com algumas medidas é possível reverter a queda de receitas na empresa, abaixo, mostraremos algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia.
Leia também:
- 4 motivos para você terceirizar a gestão financeira de sua empresa
- BPO Financeiro: o que é? Como contratar e qual a importância?
- Ir à falência: saiba como evitar!
O que é a queda de faturamento?
Se refere à diminuição da entrada de recursos, com menos dinheiro em caixa fica difícil cumprir com as contas fixas, outros fatores como a concorrência e a sazonalidade também podem prejudicar o seu orçamento, o mau hábito de não acompanhar os resultados com frequência é um outro indicador que afeta o seu faturamento.
Algumas estratégias podem ajudar a lidar com esta situação, por exemplo, investir no departamento de marketing, agregar valor aos produtos e serviços e melhorar seu atendimento, são apenas algumas sugestões.
O serviço de uma contabilidade especializada pode ajudá-lo(a) a manter o faturamento em equilíbrio, você deve buscar apoio em uma contabilidade especializada em pequenas e médias empresas.
4 dicas para driblar a diminuição do faturamento
Com comprometimento e dedicação é possível reverter qualquer cenário de situação adversa, veja 4 dicas úteis que poderão ajudá-lo(a) neste momento de crise financeira:
1.º Faça um planejamento eficiente
As ações devem ser planejadas com organização. Você pode começar a organizar as ações por prioridade, conforme o grau de urgência e importância de cada uma das ações a serem realizadas na semana, no mês ou no ano.
2.º Crie uma presença online
Ter uma presença online garante uma melhor comunicação com clientes e parceiros, para isso, você deve utilizar seu e-mail, redes sociais ou até o seu WhatsApp, para melhorar a sua credibilidade é imprescindível contar com uma boa presença na web, invista em uma página com boas avaliações, por exemplo, peça indicações de clientes, etc.
3.º Aprenda a detectar maus hábitos
Esses hábitos podem danificar a saúde financeira da sua empresa, por exemplo, você não pode misturar as suas contas pessoais com as contas da empresa, existem relações comerciais que são tóxicas, e por isso, precisam ser eliminadas, os gastos excessivos também devem ser reduzidos.
4.º Cuidado com a precificação de produtos e serviços
Verifique se os preços muito elevados estão afastando seus clientes, ou se os preços estão insustentáveis para o negócio, a precificação deve ser justa e correta, esta é uma ferramenta que deve ser utilizada a favor da empresa.
Como reduzir impostos na sua empresa?
A redução de impostos é um fator que pode ajudar a diminuir os problemas com a queda de faturamento, é importante entender que diminuição de impostos não é o mesmo que sonegação de impostos, este segundo é um crime previsto na Lei 8.137/90 e Lei 4.729/65.
Para conseguir reduzir impostos dentro da lei, é necessário que a empresa faça um planejamento tributário com um contador de confiança, apenas com um bom planejamento é possível identificar isenções e descontos que o empreendedor pode obter com o pagamento dos impostos em dia.
Por isso, no momento de contratar uma contabilidade, saiba que você deve pesquisar se a mesma possui experiência com gestão fiscal e contabilidade gerencial, para manter o departamento financeiro da sua empresa em dia.
Aprenda a desenvolver um plano de negócios para a empresa
Um bom profissional contábil deve lidar com um plano de negócios, este é um documento onde são colocados todos os objetivos da empresa, através desse documento há como detectar a viabilidade do negócio, com um planejamento bem elaborado as empresas conseguem evitar problemas no futuro.
Com esta análise, os gestores conseguem descobrir quais são as incertezas e riscos que podem prejudicar o seu negócio, atualmente, existem CRM e ERPs integrados que facilitam a construção desse planejamento para os contadores e gestores.
Este é um plano que não deve ser feito somente na abertura de uma empresa, esta é uma poderosa ferramenta que ajuda a trazer mais clareza para ambientes que estão desorganizados, este documento é extremamente útil para propor melhorias e ampliação da empresa, por exemplo.
Um plano de negócios tradicional deve conter os seguintes itens abaixo, confira:
- Sumário Executivo;
- Equipe de Gestão;
- Pesquisa de Mercado;
- Análise Econômico-Financeira;
- Plano de Marketing;
- Plano Operacional;
- Plano de Implantação.
Principais fatores que prejudicam qualquer faturamento
É importante aprender a observar quais os fatores que podem afetar de maneira negativa o seu faturamento, nas empresas modernas, os problemas mais comuns são:
Falta de comprometimento da sua equipe ou gestores
Em alguns casos, a organização e a delegação correta de tarefas podem ajudar a diminuir a falta de comprometimento nas empresas, um bom treinamento também melhora o atendimento.
Equipe desmotivada
Uma boa liderança pode gerar uma equipe de alta performance, para isso, é necessário descobrir qual é a causa da desmotivação. Com uma boa conversa, os líderes podem detectar o motivo. Os fatores mais comuns de desmotivação são:
- Aborrecimento com o ambiente de trabalho;
- Ausência de confiança com a gestão;
- Não ter oportunidade de crescimento na carreira;
- Sentimento constante de desvalorização;
- Trabalho sobrecarregado;
- Total sentimento de desconfiança;
- Ambiente de trabalho insalubre e inadequado;
- Ausência de transparência e comunicação entre a gestão e os líderes;
- Não há estratégias concretas de marketing;
- Precificação inadequada de produtos e serviços;
- Clientes reclamando de mau atendimento.
Precificação ineficiente de produtos
Os negócios não permanecem por muito tempo devido à precificação dos seus produtos, a definição dos valores de venda de um produto ou serviço é primordial para manter o sucesso de uma empresa, a precificação faz parte do fluxo de caixa operacional, é através da precificação que a empresa consegue ter lucros.
Para iniciar a precificação correta, basta fazer o levantamento das despesas e custos, incluindo tudo, como matéria-prima, além de despesas fixas e variáveis.
Entre em contato com a NOGAP Consultoria!
Nós, da Nogap Consultoria, podemos ajudá-lo(a) a evitar a queda de faturamento na sua empresa, bem como para melhorar a análise dos dados e assim melhorar os resultados, como o lucro da empresa, onde temos serviços de contabilidade gerencial, gestão fiscal e BPO Financeiro — tudo para tornar mais simples o dia a dia do empreendedor brasileiro.
Portanto, estamos à disposição através do e-mail, telefone e WhatsApp a fim de esclarecer alguma dúvida sobre nossos serviços contábeis, trabalhamos para empresas de todos os tamanhos e segmentos!
AQUI VOCÊ TEM APOIO ESPECIALIZADO PARA OTIMIZAR SEU FATURAMENTO!