O guia definitivo sobre contração de funcionários
Esclareça as suas principais dúvidas sobre contratação neste artigo
A contratação de funcionários é uma das etapas mais importantes para o sucesso de um negócio. Afinal, são as pessoas que fazem a diferença na hora de oferecer um produto ou serviço de qualidade, atender bem os clientes e gerar resultados positivos.
Neste artigo iremos explorar tudo o que você precisa saber sobre a contratação para a sua empresa.
Identifique as necessidades de sua empresa
Antes de iniciar o processo de contratação, é fundamental identificar as necessidades específicas da sua empresa. Avalie cuidadosamente os projetos em andamento, as lacunas de habilidades existentes e as metas de crescimento a curto e longo prazo.
Ao compreender essas demandas, você estará melhor preparado para definir o perfil do candidato ideal.
Quando eu preciso fazer a contratação?
A decisão de contratar novos funcionários deve ser baseada em uma análise criteriosa das necessidades e dos objetivos da empresa. Conforme dito anteriormente, é essencial fazer uma análise da sua empresa para entender se é o momento de contratar.
De modo geral, não existe uma regra que determine o momento ideal para fazer contratações. No entanto, alguns sinais podem indicar que é o momento de fazer isso. Por exemplo:
- A demanda por produtos ou serviços está aumentando e a equipe atual não consegue atender com qualidade e agilidade;
- A empresa está perdendo oportunidades de negócio por falta de mão de obra qualificada;
- A empresa está entrando em novos mercados ou lançando novos produtos e precisa de profissionais com conhecimentos específicos;
- A empresa está sofrendo com a rotatividade ou a insatisfação dos funcionários atuais e precisa renovar o clima organizacional.
Temos um vídeo em nosso canal do YouTube explicando sobre o momento importante que é uma contração para sua empresa. Confira.
Como fazer a contratação para sua empresa?
A contratação de novos funcionários envolve diversas etapas, desde o planejamento até a integração do novo colaborador na empresa. Veja a seguir um passo a passo simplificado de como fazer uma boa contratação:
- Defina o perfil da vaga;
- Divulgue a vaga;
- Faça a triagem dos currículos;
- Realize as entrevistas;
- Aplique testes e dinâmicas;
- Verifique as referências;
- Faça a proposta e a negociação;
- Prepare a documentação e o registro;
- Faça o onboarding do novo funcionário.
Como fazer contratações eficientes?
Para fazer uma contratação eficiente para sua empresa, existe uma série de fatores a serem considerados. Conforme dito anteriormente, a triagem dos currículos, verificação de referências e aplicação de testes, são as principais formas de fazer uma boa contratação.
Entretanto, é um processo que requer atenção. Afinal, são nos detalhes que você consegue perceber sobre o perfil do possível novo colaborador.
Um meio de facilitar a sua vida, é através da terceirização do departamento responsável pela contratação. Deste modo, você contará com os profissionais capacitados para te ajudar nesse momento tão importante de sua empresa.
- Veja também:
- Conhecimento empresarial: dicas cruciais para os empresários
- 5 táticas para aumentar a lucratividade da sua empresa
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